>
>
5 Dicas para curtir o carnaval com segurança e tranquilidade

5 Dicas para curtir o carnaval com segurança e tranquilidade

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Dizem que o ano só começa, mesmo, depois do carnaval, certo? Sendo assim, 2023 está pronto para começar! Dia 21 de fevereiro será a terça-feira de carnaval. Dias antes, é claro, a folia já começa nos quatro cantos do país – o que abrange desde as mais badaladas capitais até as menores cidades interioranas. É, de fato, uma grande festa, capaz de unir os mais diversos públicos sem distinções.

Ainda assim, é sempre bom ressaltar que é fundamental tomar alguns cuidados para curtir a folia com segurança. Portanto, para que a festa seja sinônimo apenas de alegria e diversão, não deixe de conferir as dicas a seguir para que o seu carnaval 2023 seja só sucesso!

De antemão, vale o recado: no Instagram tem outras dicas para você curtir a folia com segurança!

  • Evite andar sozinho/a

Para curtir o carnaval é mais seguro estar com amigos ou familiares, já que uns podem cuidar dos outros. Por isso, evite ficar sozinho. Quando precisar ir ao banheiro ou buscar algo, por exemplo, lembre-se de avisar a uma das pessoas e, se possível, peça para alguém ir com você. 

Se decidir ir ou ficar sozinho, certifique-se de avisar alguém onde você está. Apps com ferramentas de compartilhamento de localização podem ser grandes aliados nestes momentos.

  • Leve apenas o necessário

Infelizmente a folia também é lugar para pessoas mal intencionadas. Por isso, furtos são muito comuns nessas festas – seja no bloco, na avenida, na praia ou até em clubes fechados.  

Por essa razão, carregar carteira, celular ou dinheiro no bolso ou nas mãos não é recomendado. Você pode até acabar sendo furtado sem nem perceber.  A dica é usar doleiras para levar documentos, celular e dinheiro de maneira segura e pochetes e shoulder bags pequenas para itens como álcool em gel, pequenas quantidades de dinheiro, protetor solar e óculos.

Outro detalhe importante é quanto às compras no meio da folia. Sempre fique atento ao cartão que recebe de volta (pois ele pode ser facilmente trocado sem você notar). Uma forma de se proteger é colocar adesivos que o identifiquem facilmente, desativar as compras por aproximação e preferencialmente usar dinheiro.

Também pode ser prudente desinstalar os aplicativos de bancos do celular, a fim de evitar fraudes e desvios de dinheiro.

  • Beber é bom, mas com moderação

É praticamente impossível falar em carnaval e não mencionar o consumo de bebidas alcoólicas. Todos sabemos que, especialmente nessa festa, os foliões costumam passar da medida – e é aí que mora o problema. O excesso de bebida acaba sendo o principal responsável pela maioria dos problemas que surgem para estragar a festa.

Acontece que, quem bebe além da conta, acaba perdendo a noção do perigo, o senso de responsabilidade e o cuidado com a própria vida. Quem abusa da bebida fica mais suscetível a erros que podem custar bem caro, como o risco de acidentes, de se envolver em brigas, transar sem preservativo, entre outros problemas que, para quem perde a linha na bebida, parecem inofensivos. 

E vale lembrar aquela velha dica que costumávamos receber no início da adolescência: não aceite bebidas de estranhos.  Além disso, lembre-se de comprar as bebidas em um lugar confiável e tenha certeza de que as embalagens estejam lacradas ao comprá-las das mãos de ambulantes. 

Carnaval, sem dúvidas, também é sinônimo de muita pegação. E não há nada de errado nisso. O problema é que muitas pessoas acabam deixando de lado o uso da camisinha – e esse, sim, é um grande erro. 

Para além do risco de uma gravidez indesejada, quem transa sem proteção pode acabar contraindo alguma infecção sexualmente transmissível – e, muitas delas, podem acompanhar a pessoa para o resto da vida. Por isso, ter esse cuidado é fundamental. 

Transar é muito bom e não deve causar nenhuma consequência negativa para ninguém, não é mesmo? Portanto, cuidem-se!

  • Bebeu água? Tá com sede? 

Manter o corpo bem hidratado é fundamental, especialmente no carnaval, já que o gasto de energia costuma ser enorme. Se nenhum folião quiser sofrer com um quadro de desidratação logo no início da festa, é melhor caprichar nas garrafinhas de água. 

Além disso, beber bastante água, entre um caneco de cerveja e outro, também ajuda a evitar a temida ressaca do dia seguinte. Água é vida no carnaval!

E então, bora curtir o carnaval com segurança? Seguindo essas dicas, as chances de obter 100% de aproveitamento nos dias e noites de folia são enormes. Portanto, não deixe de colocá-las em prática! Aliás, elas servem para antes, durante e depois do carnaval. Cuide-se e aproveite!

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo