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Como Lidar com a Sazonalidade no Ramo de Acompanhantes

Como Lidar com a Sazonalidade no Ramo de Acompanhantes

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

4 minutos de leitura

Sabemos que datas comemorativas são muito bem aproveitadas pelo comércio de lojistas para lucrar, porquê geram uma maior movimentação em busca de um mimo, um presente que marque a ocasião. Esse período é chamado de sazonalidade, que tanto pode ser negativa ou positiva.

Afinal, por que eu preciso entender isso, Nina? Como isso afeta meu trabalho de acompanhante?

Para quem é iniciante na área, aprender sobre quais períodos do ano você pode ter mais lucro ou quais podem haver uma baixa nos atendimentos, te ajuda a preparar estrategicamente e financeiramente seu negócio. Porém, para quem já está no meio a algum tempo, mudar a percepção destas datas também pode te ajudar a melhorar seu portfolio de clientes.

Seu corpo, sua empresa

Antes de trabalhar como acompanhante, eu tive alguns pequenos negócios, quatro na verdade. Dois deles eu comecei do zero, pois não havia nenhum modelo. Em todos eles, trabalhei por cerca de um a dois anos e desisti. Naquela época minha visão de negócios era muito limitada, eu achava que se não desse lucro nos três primeiros meses, não daria mais, então desistia.

Do mesmo modo, muitas pessoas entram com esse pensamento quando começam a trabalhar como acompanhante, pensando que logo no inicio irá chover cliente e em seguida vai ganhar dinheiro e “sair dessa vida”. Muitos veem esse trabalho assim, algo passageiro, para ganhar dinheiro rápido.

No entanto, esse ramo mudou muito nos últimos anos e, por diversos fatores, aumentou a oferta, ou seja, há muito mais acompanhantes no mercado, consequentemente, há uma maior concorrência de valores, e por isso, muitos profissionais acabam baixando seu cachê para conseguir atender. Também, com as redes sociais que facilitam mais a interação entre pessoas que só buscam por sexo, isso significa que pessoas comprometidas podem optar por essa opção ao invés de contratar um profissional.

Por todos esses motivos é que posso afirmar, veja seu corpo como sua empresa, como seu negócio. Enxergando dessa forma, você precisa entender também sobre estratégias comerciais para alavancar seu trabalho. Nesse sentido, vou te explicar o que é sazonalidade e como se preparar para ela.

O que é sazonalidade?

Eu busquei na plataforma da Endeavor, uma organização sem fins lucrativos que ajuda empreendedores em todo o mundo, um conceito simples de sazonalidade: “sazonalidade é a qualidade de tudo aquilo que é sazonal. No caso específico do mercado, diz respeito a qualquer produto ou serviço sujeito as flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano.”

Essas flutuações, segundo informações do site, podem sofrer interferência de vários fatores como, datas comemorativas, condições climáticas, crises financeiras, ou um exemplo muito atual, a pandemia, que dificulta a economia em muitos setores. Se por um lado a indústria farmacêutica lucra muito nesse período, por outro lado, os setores de eventos e entretenimentos, como shoppings e cinemas, ficam prejudicados.

Como a sazonalidade afeta o mercado do sexo?

As datas comemorativas podem impactar positivamente e negativamente nosso orçamento, pois sabemos que muitos de nossos clientes possuem uma aliança no dedo, isso significa que em feriados, esse perfil de cliente estará com a família, automaticamente, provocando uma baixa no atendimento de acompanhantes, isso também se aplica aos sábados e domingos.

Mas vocês podem se perguntar, como aproveitar a sazonalidade ao meu favor? A melhor forma de estratégia é a organização antecipada. Isso quer dizer o que, Nina? Quer dizer que você precisa ter em mãos uma agenda e um calendário, anotar todos os próximos feriados e colocar suas metas somente para dias comerciais, além de pensar em diferenciar seu perfil nesses dias do ano.

Agora, vamos para um exemplo prático? Faça um print dessa tela ou anote as dicas que vou compartilhar aqui para você bombar seu perfil e atrair mais clientes.

Dicas para se destacar

Fantasias: Use e abuse de fantasias! Sabemos que homens e mulheres adoram uma fantasia, de bombeiro, enfermeira, policial etc. Por isso, invista nelas. Por exemplo, próximo feriado nacional importante para todos é a páscoa. Aproveita a data e compre uma fantasia de coelhinha ou coelhinho e faça fotos para o seu anúncio.

Crie pequenos cenários: Aproveite a fantasia de coelhinho e monte um pequeno cenário na sua casa ou no seu quarto. Você pode comprar uma caixa de chocolate e espalhar em cima da cama para se fotografar ou então, derreter uma barra de chocolate e fazer uma foto derramando em seu corpo. Use a criatividade!

Promoção para agendamento antecipado: E já que no feriado muitos clientes não podem agendar, crie promoções para quem se antecipa. Por exemplo: quem agendar um atendimento até determinado horário, você dá mais trinta minutos de presente ou uma massagem (nem que seja uma simples, espalhando um creme suave no corpo do cliente)

Dia das profissões: Você pode oferecer um pequeno desconto ou acrescentar alguns minutos de tempo de presente em datas comemorativas de profissão, por exemplo: dia do médico, dia do advogado, então todos os clientes específicos dessa profissão ganham o mimo. Já ganhei um cliente fixo fazendo uma promoção assim no dia do contador, ele adorou o atendimento e voltou muitas vezes depois!

O que achou das dicas para não ser pega de surpresa nesses períodos? Também te convida a ler o artigo Aprenda a Administrar suas Finanças: Como Ter Reservas de Segurança e saber mais sobre como evitar imprevisto em suas finanças.

Tem alguma dica que funciona com você? Compartilhe com a gente aqui nos comentários e ajude outras colegas acompanhantes!


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