Todo o cuidado é pouco quando se tem uma vida sexual ativa, seja você acompanhante ou cliente. E por mais que você insista, contra fatos não há argumentos: o uso de preservativo é uma das maneiras mais eficazes de você se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs e ISTs), principalmente contra o vírus causador da AIDS, o HIV. Mas ainda sim, há diversos mitos relacionado ao preservativo.
Por isso, é importante que você busque informações verdadeiras e deixe de lado algumas histórias que um dia ouviu sobre o uso da camisinha, como ela atrapalhar o seu prazer na hora do sexo ou ainda não precisar ser utilizada em certas situações. Aqui neste post, vamos desvendar para você 4 dos principais mitos sobre os preservativos. Continue a leitura.
#1 A camisinha dificulta ou faz perder a ereção
Mentiram para você ao contar que a camisinha dificulta a ereção ou, ainda, que faz o homem brochar durante o sexo. É importante deixar claro que nem o preservativo masculino nem o feminino provocam esse tipo de reação. O que acontece, na verdade, caso isso aconteça com você, está relacionado a fatores psicológicos, como, por exemplo, a ansiedade, o nervosismo, o medo ou a falta de habilidade em colocar o preservativo.
E quanto à ideia de que a camisinha prejudica a circulação sanguínea, não se deixe cair nessa! Se você estiver sentindo certo desconforto ou dor ao colocar o preservativo, experimente usar outro tamanho ou modelo. Na farmácia, você encontra preservativos masculinos de diferentes tamanhos. Seja no comprimento (de 16 a 19 centímetros) ou em diâmetro (com 49mm, tradicional com 52mm e tamanho extra com 55mm).
Escolha o tamanho ideal e faça com que o momento de colocar a camisinha seja parte do jogo de preliminares, para que não seja preciso interromper o momento e, assim, criar um ambiente tenso, fazendo com que você diminua a adrenalina e acabe desanimando.
#2 O prazer diminui com o preservativo
Pelo contrário! A camisinha pode até mesmo aumentar o seu prazer e o do(a) parceiro(a). Primeiro, porque o uso correto do preservativo diminui o atrito, fazendo com que o homem leve mais tempo para ejacular e, dessa maneira, prolongando o tempo de penetração. Além disso, existem preservativos de diferentes materiais, espessuras, texturas e, ainda, sabores que ajudam a aumentar o tesão na hora do sexo.
Há modelos com efeito retardante, outros com material mais fininho, dando a sensação de estar pele com pele (com 0,02 de espessura!!!), alguns mais elaborados que proporcionam sensações, como refrescante ou de calor. Há diversas opções para você experimentar e conferir qual é a melhor quando o assunto é sentir prazer.
#3 Nem toda relação sexual precisa de preservativo
Quando se fala no uso de preservativo, com certeza, o que vem a sua cabeça são as relações sexuais entre homens e mulheres ou entre dois homens. Casos em que, obrigatoriamente, acontece a penetração, não é mesmo? Mas saiba que o uso de proteção durante o sexo também é indispensável nas relações sexuais entre mulheres, quando utilizados objetos eróticos, como o vibrador, por exemplo. Pensar que o uso de preservativo nesses casos é dispensável é um grande mito.
É importante lembrar que as DSTs e ISTs são transmitidas através da troca de secreções durante a relação sexual. Por isso, mesmo que não exista penetração efetiva, é importante evitar o contato direto sem proteção.
#4 O preservativo só é necessário nas relações anais e vaginais
Infecções sexualmente transmissíveis, como herpes, clamídia, sífilis, gonorreia, hpv, entre outras, também podem ser transmitidas através do sexo oral. Por isso, não se deixe levar pela ideia de que o preservativo deve ser usado somente em casos em que acontece a penetração.
Desse maneira, ao fazer sexo oral em um homem, você pode experimentar os modelos de camisinhas masculinas com sabores. Já ao fazer em uma mulher, você pode utilizar o Dental Dam, um quadradinho de látex que pode ser usado tanto sobre a vagina quanto sobre o ânus, impedindo o contato direto da boca.
Não Aceite Fazer Sexo Sem Proteção
Mentiras que envolvem o uso do preservativo surgem a todo momento. Com certeza, você vai se deparar com muitas pessoas que se recusam a usar proteção por acreditarem nos mitos que rolam por aí. Contudo, não se deixe levar pela conversa fiada. Cuide de sua saúde e não aceite fazer sexo sem proteção, pois se proteger é um direito que você tem.
Carregue sempre com você camisinhas de sua marca favorita e de diferentes tamanhos e modelos, para que durante o atendimento você não precise se preocupar e, assim, seu objetivo seja alcançado: proporcionar e sentir prazer.
Você gostou deste texto? Qual dos mitos você acreditava ser verdade? Deixe nos comentários sua resposta e continue conferindo o nosso blog, temos muitos textos que vão esclarecer suas dúvidas quanto ao cuidado com a sua saúde.