>
>
O fim da concorrência desleal no mercado de acompanhantes: como a Fatal Model está tornando o mercado cada vez mais profissional e igualitário

O fim da concorrência desleal no mercado de acompanhantes: como a Fatal Model está tornando o mercado cada vez mais profissional e igualitário

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

6 minutos de leitura

Desde a sua criação em 2016, a Fatal Model busca ser a maior plataforma de anúncios de acompanhantes do Brasil e também do mundo. Nós sabemos que a quantidade de anúncios não reflete a qualidade e veracidade destes – e essa sempre foi a nossa preocupação.

“Organizar e dignificar o Mercado de Acompanhantes no mundo”

essa é a missão da Fatal Model

Em muitas plataformas menores espalhadas pelo Brasil, infelizmente, vemos muitas irregularidades: anúncios com fotos falsas retiradas da internet para fazer propaganda enganosa; acompanhantes com anúncios duplicados para ter mais destaque (às vezes, com cinco ou seis perfis de uma mesma pessoa); e acompanhantes com informações enganosas, como a idade, valores e serviços prestados, também, na tentativa de atrair mais clientes enganando-os.

Todos os problemas encontrados nessas plataformas, prejudicam os anunciantes que agem de forma correta, que usam fotos reais, que possuem apenas um perfil e que colocam informações verídicas em seus anúncios – que são a grande maioria aqui na Fatal Model. Toda vez que um(a) acompanhante mente informações e imagens, este anúncio acaba atraindo mais clientes, roubando-os de outros anúncios que são verdadeiros. Essas fraudes, também, acabam frustrando o(a) cliente que, muitas vezes, desiste do encontro ou que acaba por nunca mais procurar o mercado de acompanhantes.

Você, acompanhante profissional, já parou para pensar quantos clientes você perde, todos os dias, por conta de outros anúncios falsos?

Já em 2017, a Fatal Model lançou as Mídias de Comparação, que foi uma ferramenta revolucionária no combate a perfis falsos. Com a mídia de comparação, o anunciante grava um vídeo segurando uma placa com código exclusivo. O objetivo dessa ferramenta é ser usada pelos clientes para comparar a pessoa das fotos com a pessoa do vídeo, evitando que anunciantes usem fotos falsas da internet para enganar seus clientes.

Em 2020, a Fatal Model lançou a Verificação de Documentos, muito semelhante ao que outros aplicativos já fazem, como bancos online e aplicativos de transporte, por exemplo. Os anunciantes precisam enviar fotos de seus documentos e um vídeo em que seu rosto precisa estar visível enquanto segura o documento. Essa nova funcionalidade é uma medida contra perfis duplicados na plataforma, ajudando a tornar mais igualitária as chances de conquista de novos clientes.

A Verificação de Documentos também é fundamental para outro ponto muito importante: a segurança do mercado. Você sabia que recebemos com frequência relatos de clientes que foram extorquidos e ameaçados por fraudadores que se passam por acompanhantes? Com a verificação, a Fatal Model pode encaminhar os dados dos golpistas aos órgãos competentes e ajudar a tornar esse mercado mais seguro. Lembre-se: um mercado mais seguro atrai cada vez mais clientes, novamente, beneficiando os acompanhantes  profissionais. 

Além da Mídia de Comparação e Verificação de Documentos, o Time de Suporte Fatal Model também recebe denúncias de imagens falsas e, quando constatada a fraude, o anúncio é penalizado.

Zero perfis falsos e sem concorrência desleal: quais são as próximas ações da Fatal Model?

  • Mídia de comparação em todos os anúncios
  • Mídia de comparação atualizada periodicamente
  • Verificação de documentos em todos os anúncios
  • Ferramenta de verificação facial
  • Idade real em todos os anúncios
  • Multas progressivas e banimento em anúncios com fotos falsas

Mídia de comparação em todos anúncios da Fatal Model

As mídias de comparação passarão a ser obrigatórias em todos os anúncios. Atualmente, é possível manter um perfil sem o vídeo, no entanto, todas as imagens são borradas e diversos alertas explicam que o anúncio não é confiável. Um dos primeiros passos para melhorar a qualidade dos anúncios na Fatal Model será a remoção de todos anúncios sem mídia de comparação. Se você é anunciante sem mídia de comparação, fique atento(a)! Enviar a mídia de comparação, além de manter seu perfil ativo, fará com que você tenha mais clientes.

Mídia de comparação atualizada periodicamente

Nós realizamos uma pesquisa com os clientes que buscam acompanhantes na Fatal Model e descobrimos que um dos motivos que mais fazem os clientes desistirem de contratar um(a) acompanhante é a sua mídia de comparação ser muito antiga. Em breve, as mídias de comparação terão validade, ou seja, periodicamente, os anunciantes precisarão mandar um novo vídeo e este substituirá a mídia anterior. Se você é anunciante e a sua mídia de comparação é antiga, envie-nos uma nova e passe a conquistar ainda mais clientes!

Verificação de documentos em todos os anúncios da Fatal Model

Atualmente, a verificação de documentos é obrigatória para novos cadastros na plataforma. Os cadastros antigos também podem enviar imagens de seus documentos para verificação de forma opcional e, após a validação, recebem um selo especial em seu anúncio. Porém, muito em breve, isso irá mudar. Todos os cadastros que ainda não possuem a verificação, precisarão enviar os documentos para validar seu cadastro. 

Esta será uma etapa obrigatória para ter um anúncio ativo na Fatal Model. O principal objetivo desta camada de segurança é acabar com perfis falsos e duplicados, bem como, poder aplicar banimentos por CPF. 

Importante: os dados pessoais informados, assim como as imagens de seus documentos, são confidenciais e sigilosas, nunca serão publicadas na plataforma. Os dados apenas podem ser compartilhados com a polícia e outros órgãos de justiça conforme demanda judicial. 

Ferramenta de verificação facial

Apesar da verificação de documentos ser muito assertiva e reduzir muito os perfis falsos e duplicados, sabemos que alguns fraudadores podem tentar utilizar documentos de terceiros (familiares ou amigos) para ativar seu cadastro na Fatal Model. Para aumentar a segurança da plataforma, os anunciantes, ao acessar a plataforma periodicamente, precisarão realizar uma rápida verificação facial. Será um processo muito rápido e que permitirá, em cinco segundos, que a Fatal Model verifique se o usuário que está gerenciando o anúncio é o mesmo que cadastrou os documentos.

Idade verdadeira em todos os anúncios da Fatal Model

Conforme a legislação brasileira, propaganda enganosa é crime, certo? Com a informalidade que o mercado de acompanhantes permitia no passado, era muito comum a prática de fraude em anúncios online. Com a verificação de documentos, a Fatal Model calcula e atualiza a idade de cada anunciante com base na data de nascimento que consta nos documentos cadastrados. Enquanto acompanhantes profissionais mantinham suas idades reais no seu anúncio, muitos outros acompanhantes mentiam ter uma idade, muitas vezes, 15 ou 20 anos abaixo da realidade. Quando um anunciante mente a sua idade (ou qualquer outra informação), ele está roubando clientes de outros acompanhantes – o que nós chamamos de concorrência desleal. O cálculo automático da idade de anunciantes já está sendo realizado conforme documentos são validados, em breve, esse processo chegará a todos os anúncios. 

Nós sabemos que muitos acompanhantes investem em estética, que aparentam ter uma idade inferior à que realmente possuem e gostariam de ter em seu perfil a idade ‘que aparentam ter’, no entanto, essa prática também enquadra-se como propaganda enganosa e fraude. Para todos esses acompanhantes, nós recomendamos que atualizem sua mídia de comparação e publiquem mais fotos e vídeos em seu perfil. Com muitas fotos e vídeos em seu anúncio, ficará evidente a sua beleza, independente de idade. 

Importante: a data de nascimento de cada acompanhante segue sendo um dado sigiloso e não é publicado na plataforma. Apenas é publicada a idade do anunciante, visto que esta não é uma informação sensível.

Multas progressivas e banimento em anúncios com fotos falsas

Talvez o principal ponto que represente a concorrência desleal no mercado de acompanhantes seja o uso de fotos e vídeos falsos em anúncios online. Enquanto alguns profissionais esforçam-se e investem altos valores em estética, alguns anunciantes utilizam fotos retiradas de outros sites da internet para fraudar a sua imagem. Esses perfis fraudadores roubam, diariamente, muitos clientes de perfis verdadeiros. A mídia de comparação já é uma ferramenta de forte combate as fotos falsas, mas, além disso, nosso Time de Suporte passará a aplicar multas em perfis que adotarem essa prática.

Vamos deixar os botões de denúncias de imagens cada vez mais visíveis, pois acreditamos que contratantes e anunciantes serão ótimos aliados para combate de perfis falsos. Após uma imagem receber denúncia de algum usuário, um algoritmo pesquisará por essa imagem por toda internet e, caso verificada a fraude no anúncio, este sofrerá multa para voltar a estar com perfil ativo na Fatal Model. Em caso de novas ocorrências, a cada caso, o valor da multa sofrerá aumentos graduais e poderá chegar até o banimento permanente daquele usuário.

Conclusão

Nós sabemos que essas ações trarão grandes impactos ao mercado brasileiro de acompanhantes, ajudando no profissionalismo dessa área. Todos anúncios de fraudadores serão removidos da plataforma. Alguns anunciantes também não compreenderão essas ações como avanços na profissão e não estarão ao nosso lado nessa caminhada. Por outro lado, sabemos que a maioria dos anunciantes profissionais, que levam as suas carreiras a sério e preocupam-se com a quantidade de clientes que perdem com a concorrência desleal, estarão junto com a Fatal Model nessa grande evolução do mercado. 

Enquanto outras plataformas menores seguirão sendo um ambiente com muitas fotos e informações falsas, com perfis duplicados e com muitos fraudadores, a Fatal Model será um ambiente cada vez mais seguro, justo e profissional. No qual, tanto acompanhantes, quanto clientes, poderão confiar em anunciar e contratar serviços.

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo