Mais um ano chega ao fim e, certamente, os últimos 12 meses marcaram a sua vida e a história da humanidade, não é mesmo? Você, possivelmente, há 366 dias (ano bissexto), jamais imaginou ter que vivenciar tudo que passou em 2020. O ano exigiu muita resiliência, persistência e adaptabilidade, afinal, muita coisa mudou devido ao Coronavírus. Inclusive, o modo de interagir com quem a gente ama e até mesmo de realizar os atendimentos.
Convido você a fazer uma reflexão e relembrar os principais acontecimentos do mundo e da Fatal Model. No fim da leitura, fiz ainda uma projeção do que esperar da plataforma para 2021. :
O que você vai ler
- Como o mundo e o mercado adulto foi impactado pelo coronavírus.
- As mudanças da plataforma em 2020
- Como a plataforma vem se profissionalizando
2020 foi tão maluco e intenso que tivemos desde cervejas contaminadas causando mortes, passando por mudanças climáticas e nuvem de gafanhotos, à crise financeira que tomou novas proporções depois do surto mundial de COVID-19. No Brasil, a doença já causou mais de 191 mil mortes. Relembre aqui outros fatos importantes deste ano.
O mercado de acompanhantes também sofreu alterações, precisou encarar o “novo normal” e todas as mudanças influenciadas pelo momento vivenciado. O teste de COVID-19 passou a ser fundamental na vida de um(a) acompanhante, além dos já habituais testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
Outro dado interessante é que, durante o período de confinamento e home office (trabalho remoto), o consumo de streaming como a Netflix aumentou em 40% no mundo. Porém, quando levamos esse dado para o setor adulto, o aumento é ainda mais surpreendente. O uso de sites pornôs sofreu um aumento de 600% durante a pandemia, em relação ao mesmo período no ano passado. Um aumento e tanto! A venda de conteúdo adulto exclusivo, por meio de vídeos e o sexo virtual, também seguiu o fluxo de crescimento e apresentou alta ao ganhar espaço no mercado.
Para muitas pessoas, o modo de fazer sexo e o modo de ser um(a) acompanhante mudou em 2020! E, assim como todo mundo, a Fatal Model também apresentou mudanças e é sobre isso que vamos falar hoje, montei uma retrospectiva de 2020.
Retrospectiva 2020: Um ano que começou com incertezas
Não sei se você sabe, mas por trás do maior site de anúncios de acompanhantes do Brasil, está a startup Fatal Model. Startup é um modelo de negócio repetível e escalável, em um cenário de incertezas e com soluções a serem desenvolvidas. Isso quer dizer que esse estilo de empresa, em pouco tempo de mercado, consegue um grande desempenho com o seu produto. A plataforma, por exemplo, com três anos, já é líder do setor.
No primeiro trimestre de 2020, quando muitas empresas foram pegas de surpresa pela pandemia, diversos negócios passaram por momentos de incertezas e instabilidade. Não foi diferente com a FM! Entretanto, com planejamento e um público muito fiel, a plataforma continuou crescendo e fecha o ano de 2020 em alta, com recordes de acessos e permanece na lista dos 50 sites mais acessados do Brasil.

Confira no infográfico alguns dados gerais sobre a plataforma:
A equipe da Fatal Model separou mais alguns números (confira o infográfico) exemplificando que a FM é o principal site de acompanhantes do Brasil.

Apenas em 2020, a plataforma foi acessada por 102,8 milhões de usuários, gerando 4,5 bilhões de visualizações de página. Já o tempo de permanência dessas pessoas em nosso site, quando somado, é equivalente a 4.271 anos.
Por fim, o perfil de nossos anunciantes foi compartilhado 5.168.920 vezes no Whatsapp. Gerando tráfego e engajamento altos de possíveis clientes para os acompanhantes que anunciam na plataforma.
Retrospectiva: Conheça as principais mudanças da plataforma em 2020
Na retrospectiva 2020 da Fatal Model, separei uma lista dos principais eventos que marcaram o ano da plataforma, vamos conhecer mais sobre as ações da empresa?
- Aproximação com os anunciantes
Começamos com uma das principais mudanças de 2020, a comunicação da Fatal Model com o seu público e o fortalecimento de laços. Antigamente, o único modo de contato entre a empresa e os usuários da plataforma era através da Central de Atendimento.
Hoje, a plataforma está presente nas principais redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Utilizando, esses canais para divulgação de campanhas, transmissão dos valores da empresa, resolução de dúvidas e encaminhamento para suporte, quando necessário.
Em 2020, a FM ainda lançou um canal de novidades no Telegram, voltado exclusivamente para anunciantes. Trazendo neste espaço novidades em primeira mão, como as mudanças da plataforma. Para participar do grupo clique aqui.
E, por fim, a Fatal Model está também no Spotify. Isso mesmo! Duas playlists imperdíveis e sensuais que poderão ser usadas por acompanhantes durante os atendimentos. - 2020 com novas ações de marketing
Em três anos de história, a maioria dos mais de 11 milhões de usuários mensais da Fatal Model conheceram a plataforma por meio de pesquisas no Google. Porém, 2020 veio para mudar essa questão, a plataforma realizou uma série de novas ações para conexão com novos usuários e usuárias.
Influencers: Esse foi o movimento que, particularmente, mais me trouxe orgulho em 2020! Além da FM estar mais próximo dos acompanhantes, eles recrutaram alguns anunciantes como influencers da marca.
Das conversas com a Nina Sag, ela acabou virando colunista da marca e toda semana escreve um conteúdo para o blog. Além disso, a Kelly Medeiros virou embaixadora, gravando vídeos para o Youtube – conteúdo que será lançado em janeiro de 2021. Entretanto, vale lembrar que pelo feed do Instagram passaram outras pessoas como Karina Santana, Leo Cros e Manu.
Outdoor: Em março, a Fatal lançou os primeiros outdoors. Eles foram instalados em Porto Alegre-RS, durante 30 dias.

- Muito mais segurança
Enquanto tecnologia e inovação, a implementação da Verificação de Documentos, certamente, foi a principal mudança da Fatal Model. Um marco na história da empresa e para o mercado de acompanhantes.
A implementação dessa tecnologia aconteceu em julho. Primeiramente, para novos cadastros e, atualmente, sendo exigida de perfis antigos aos poucos.
Essa verificação torna a plataforma mais profissional e segura, pois é feita a comprovação de que a pessoa que está se cadastrando é real, além de checar se ela é de fato maior de idade.
Outro grande benefício dessa funcionalidade é a diminuição da concorrência desleal entre anunciantes, pois muitos acompanhantes possuem perfis duplicados ou com informações falsas e fotos de terceiros. Em ambas as situações, buscando ter mais engajamento e visualizações do que os demais perfis, roubando possíveis clientes dos demais anunciantes.
4. Muito mais informação
Em agosto, foi ao ar esse queridinho que você está lendo, o Fatal Blog. Nesse espaço, eu e o Breno, trazemos tutoriais, informações, novidades, curiosidades, relatos e pesquisas sobre o mercado de acompanhantes.
Ao todo, já foram ao ar 40 textos e, segundo informações do Google Analytics, possuímos uma média de 808 mil usuários no Blog. Nossos leitores mais assíduos estão localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
5. Stories
Ainda em 2020, a Fatal Model, começou a se posicionar como uma rede social adulta. O primeiro passo dado pela plataforma foi disponibilizar a função Stories.
Com funcionalidade bem parecida com o Instagram, a ferramenta permite publicar imagens que ficam disponíveis no site por apenas 24 horas. As imagens ganham destaque no site, ficando na parte superior da listagem.
A ferramenta está em teste nas cidades de Porto Velho; Bauru; Boa vista; Londrina; Campo dos Goytacazes; Uberlândia; Porto Alegre; São Paulo; Presidente Prudente; Rio de Janeiro; Maceió; Caxias do Sul; São José do Rio Preto; Macapá; Criciúma; Maringá e Cascavel.
Em breve, a funcionalidade, que vem sendo bem aceita por usuários e anunciantes, deverá estar disponível em todo o Brasil.
6. Fechando a ano com chave de ouro
Já achou que a Fatal Model fez bastante coisa? Mas ainda não acabou! O site finalizou o ano colocando duas novas funcionalidades no ar. O Cálculo de Idade com base na verificação de documentos, na qual consta no perfil dos anunciantes a idade real do profissional, e a funcionalidade seguir, que busca trazer mais transparência para os acompanhantes.
O que esperar para 2021
O principal objetivo da plataforma em 2021, certamente, será reduzir ao máximo os perfis fakes e duplicados no site. Uma série de ações está sendo montada, dentre elas estão: a obrigatoriedade da verificação de documentos para todos os anunciantes e a atualização constante das mídias de comparação.
Quer saber mais sobre as futuras mudanças da plataforma? Clique aqui.
Que bom que você chegou ao fim dessa leitura. Aproveite que está em clima de retrospectiva e faça uma lista de todas as suas metas alcançadas em 2020 e já planeja o ano que vem! Desejo um ótimo fim de ano!