Que o conteúdo adulto e erótico já dominam a internet e até as telas da TV você já sabe, certo? São inúmeros sites, filmes, séries e vídeos que retratam o assunto das mais diversas formas possíveis. E a grande maioria deles está facilmente ao alcance de todos.
O que ainda pouca gente tem acesso é à literatura erótica. Livros e contos voltados para temas sexuais também são comuns, mas, ainda, pouco explorados. Seja pela preguiça de ler (infelizmente, desculpa utilizada por muitos) ou pela falta do imediatismo trazido pelos vídeos, poucas pessoas têm o hábito dessas leituras, literalmente, prazerosas.
E, se você é uma dessas pessoas, acredite: está perdendo o seu tempo. Quem mergulha no universo da literatura erótica ganha em muitos aspectos e, principalmente, melhora muito a sua vida sexual.
Literatura erótica aguça a imaginação e impulsiona a vida sexual
Os benefícios da leitura, seja ela qual for, são comprovados cientificamente. Quem tem o hábito de ler costuma escrever e falar bem, tem facilidade de se comunicar e tende a ser mais criativo. Só para você ter uma ideia, um estudo publicado em 2013 na revista Brain Connectivity, nos Estados Unidos, mostrou que a leitura de romances causa alterações nas conexões neurais de forma similar às que ocorreriam se o leitor tivesse vivenciado a experiência lida.
Ou seja: quem lê é capaz de participar quase que ativamente da história narrada, apenas estimulando a sua imaginação. Não preciso nem dizer que isso tem tudo a ver com a literatura erótica, não é mesmo? Ler com descrições de cenas íntimas é um caminho prazeroso que, ao mesmo tempo que entretém, também desperta inúmeras sensações.
Os romances eróticos despertam desejo, estimulando a criatividade sexual. Acontece que mergulhando na vida dos personagens, o leitor acaba se estimulando a buscar por mais conhecimento e conexão íntima, seja pelas ideias sugeridas na leitura ou pela excitação aflorada. A partir dessa curiosidade sexual, mesmo aqueles que se consideravam em vidas sexuais satisfatórias, descobrirão novas formas de prazer, com muito mais satisfação.
Por isso, ler, ao invés de apenas assistir nas telas conteúdos sexuais, pode ser uma excelente alternativa para impulsionar a vida sexual de qualquer um. E não se preocupe: ninguém precisa partir da leitura de livros longos (que geralmente assustam de desestimulam as pessoas). Há alternativas “mais curtas”, como contos eróticos, por exemplo, facilmente encontradas na internet.
Literatura erótica como forma de empoderamento feminino
O prazer feminino é uma das pautas mais levantadas pela literatura erótica – o que é maravilhoso, visto que isso ainda é um tabu para muitas pessoas. Há muitas narrativas que mostram mulheres vivendo plenamente a sua sexualidade, se envolvendo em relacionamentos por amor, se aceitando como são (empoderando seus corpos) e sendo felizes desta forma.
E isso tudo é extremamente importante, especialmente nos dias de hoje. Vivemos em uma sociedade, ainda, majoritariamente machista, em que o prazer feminino não tem o mesmo espaço e aceitação, se comparado ao masculino. Por isso, normalizar a temática sexual é tão necessário. Esse é o caminho para dar cada vez mais liberdade às mulheres, inclusive para saberem por onde podem começar a se descobrir.
E então, convencido/a de que a literatura erótica só tem a trazer benefícios para quem usufrui dessa arte? É importante “pensar fora da caixa” e sair um pouco da mesmice de vídeos, filmes, séries etc. Ler é um excelente exercício para a vida – e, ainda, pode ser muito (mas muito!) prazeroso.