Em agosto de 2020, foi matéria no Fantástico, programa da rede Globo, o golpe do sugar daddy fake que chantageou e abusou de mais de 50 mulheres em um site para acompanhantes. O golpista, que fingia ser milionário, utilizava perfis falsos, com fotos de viagens, carros importados e até mesmo jatinhos para aplicar o golpe. Oferecia aos profissionais presentes, dinheiro e viagens em troca de um relacionamento.
Nesse mesmo ano, 2020, aconteceram casos parecidos com outras acompanhantes, que não hesitam em denunciar os golpistas nem em alertar outros(as) acompanhantes para não caírem na mesma cilada. Sendo assim, para livrar você de golpes e situações constrangedoras como essa, nós da Fatal Model preparamos algumas dicas para evitar que você caia em um golpe. Confira!
Ative o Modo Alerta contra golpes
Ao acessarem a FM, os(as) visitantes preenchem a localização que desejam e a plataforma gera uma lista dos(as) profissionais que estão atendendo naquela hora e lugar. Assim, o(a) visitante escolhe o(a) acompanhante que mais gosta e entra em contato via mensagem pelo WhatsApp para conversar sobre o atendimento e combinar quando e como vai acontecer.
É nesse momento, quando o possível cliente entrar em contato para ver os detalhes do atendimento, que você deve ativar o modo alerta. Primeiramente, saiba sobre o local do atendimento. Não aceite ir em lugares que você não conhece ou que podem colocar em risco a sua segurança. Em seguida, combine os serviços que o cliente deseja receber e quanto vai custar todo o atendimento.
Em nenhuma hipótese, vá ao encontro do cliente sem ter acertado e recebido o valor referente ao seu serviço. Pois, se você deixar para receber o pagamento depois do atendimento, corre o risco de receber o golpe do “estou sem internet, não consigo depositar agora! Pode ser depois?”, “deixei a carteira em casa, posso transferir o pagamento mais tarde?”, “você aceita cheque?” ou, simplesmente, ter a chamada encerrada de repente.
Se você quer evitar esse tipo de constrangimento e, principalmente, cilada, sempre peça adiantado o pagamento pelo seu serviço. Não deixe para combinar os tipos de serviço e valores na hora. Pois você não conhece a pessoa que vai atender, não sabe se ela é ou não honesta e cumpre com a sua palavra. Por isso, modo alerta desde o início da conversa, para que você não seja mais um(a) acompanhante vítima de golpe.
Como Evitar o Golpe
Primeiramente, ao acertar os detalhes e o valor do atendimento, informe ao cliente as formas de pagamento que você aceita. Hoje, são muitas as opções que você pode disponibilizar além do dinheiro vivo. Muitos(as) acompanhantes, que não acham seguro receber em dinheiro, por exemplo, oferecem a possibilidade do cliente pagar via cartão de crédito ou pix.
Para o uso do cartão de crédito, você pode investir em uma máquina de cartão, facilitando o pagamento do cliente ao oferecer a opções de crédito ou débito. Mas se você não tem nem pensa em comprar uma máquina de cartão, você tem a opção de receber por pix, em que o valor transferido cai na mesma hora em sua conta.
Um alerta importante que alguns grupos na internet estão divulgando é evitar pagamentos através de links. As chances de erro, atraso ou cancelamento do pagamento são maiores. Por isso, fique atento(a) na hora de negociar com o cliente e não se deixe cair em conversas ou ainda promessas. Essa é a sua profissão e você deve receber de maneira justa pelo serviço que oferece.
Agora, conte para nós se alguma vez você já foi vítima de algum golpe e quais métodos utilizar para não cair de novo. Ajude a FM a alertar outros profissionais contando sua experiência e oferecendo dicas sobre como fugir dos golpes de pessoas mal intencionadas.