Se você ainda não recebeu nenhuma mensagem pelo WhatsApp de algum parente ou amigo pedindo dinheiro, ou se você mesmo não teve sua foto atrelada a isso, espere: possivelmente a sua vez chegará. Essa artimanha praticada por criminosos está extremamente comum no Brasil, e é cada vez mais difícil encontrar alguém que ainda não tenha passado por algo semelhante.
E, como ninguém escapa da mira desses golpistas, anunciantes e acompanhantes da Fatal Model frequentemente também acabam se tornando vítimas desse esquema de extorsão.
Aliás, se passar por profissional do sexo acaba sendo uma tentativa fácil de tirar dinheiro de potenciais clientes, já que essas pessoas também podem trabalhar com a troca de imagens e vídeos, por exemplo. Assim, basta que peguem algumas fotos disponibilizadas nos perfis da plataforma para começarem as tentativas de golpe.
É por isso que todo cliente precisa ficar atento antes de marcar encontro com anunciantes sem antes se certificar de quem se trata.
Quais são os golpes mais comuns ao contratar um (a) acompanhante por WhatsApp?
Existem várias formas de uma pessoa se passar por acompanhante na internet para tirar proveito de quem procura pelos seus serviços. No entanto, há duas que, sem dúvidas, são as mais comuns de serem aplicadas: extorsão pelo WhatsApp e utilização de fotos e vídeos para criar perfis falsos.
Pelo WhatsApp, o golpe acontece a partir da criação de um perfil falso de acompanhante em uma plataforma de anúncios (como a FM). Ao enviar mensagem para o suposto acompanhante, o cliente acaba sendo instigado a se expor por meio de longos diálogos, com assuntos bem pessoais. Quando tem informações suficientes sobre a pessoa, o acompanhante fake passa a fazer ameaças de expor as conversas em redes sociais, por exemplo, caso o cliente não pague uma quantia em dinheiro exigida.
Outro golpe comum é a criação de perfis falsos, que mostram vídeos e fotos de acompanhantes atraentes, porém irreais. O cliente só descobre que caiu em um golpe no momento do encontro, quando percebe que aquelas imagens nada têm a ver com a realidade – mas, aí, já é tarde demais. Se o cliente se negar a pagar pelo encontro, o acompanhante fake faz uma série de ameaças de exposição, levando a pessoa a pagar pelo seu silêncio.
A Fatal Model é considerado um site seguro contra golpes, mas atenção nunca é demais
Embora ninguém esteja livre de cair nesse tipo de golpe, a FM trabalha dia e noite para tornar a plataforma mais segura possível para seus usuários. Aqui, a criação de perfis fake torna-se bem mais dificultada graças a algumas ferramentas de segurança utilizadas pelo site, como a verificação de documentos dos anunciantes, as mídias de comparação e a verificação facial.
Ainda assim, é sempre importante que você procure ficar atento para não correr o risco de cair em nenhum golpe. Por isso, analise bem o perfil da pessoa que você está conversando (veja se suas fotos condizem com o vídeo de comparação, por exemplo). Se as imagens forem muito diferentes, há risco de não se tratar da mesma pessoa.
Fique atento à conversa. Se o/a acompanhante começar a fazer muitas perguntas pessoais (como nome completo, local onde mora, se tem família etc.) pode ser que esteja se preparando para fazer algum tipo de ameaça. Por isso, ao conversar, procure tratar apenas sobre o que for necessário para conhecer a pessoa e marcar o encontro – deixe para ter mais intimidade ao vivo e a cores.
E lembre-se: a Fatal Model faz tudo para priorizar a segurança dos seus usuários. Por isso, contratar acompanhante pela plataforma sempre será a maneira mais eficaz de não cair em nenhum golpe pela internet.