Fazer um ensaio fotográfico de si mesmo pode ir além de uma simples selfie. Para um autorretrato é preciso organizar pensamentos e sentimentos com objetivo de dar significado à própria imagem. É um processo complexo que envolve pensar, expressar, interpretar, criar e transmitir sentimentos e sensações.
Se você é anunciante da Fatal Model deve ter notado recentemente a inclusão da moderação de nudez, entenda mais sobre isso clicando aqui. Para ser acompanhante e ter um perfil atrativo não é preciso ter fotos explícitas, na verdade, a probabilidade de atrair bons clientes é muito maior quando eles te veem sexy, interessante, porém sem ser vulgar ou já mostrar logo tudo de cara, é preciso manter algo a ser descoberto para gerar aquela curiosidade.
Então vou te trazer aqui algumas dicas de como aperfeiçoar suas fotos e como elas podem dizer muito sobre você.
Qual equipamento você vai precisar no autorretrato
O grande erro de quem está iniciando com o autorretrato é achar que precisa de equipamentos mirabolantes para fazer uma boa foto acontecer. No começo eu tinha unicamente meu celular, que não é nenhum iPhone ou modelo de última geração. Usava o temporizador e muita, muita paciência. A câmera frontal costuma ter menor qualidade do que a câmera traseira dos celulares em geral, então optei pelo modo mais difícil, mas com mais qualidade de imagem. Eu precisava me posicionar em 10 segundos sem estar me vendo, disparar a foto e torcer pra não sair toda torta haha. Hoje eu tenho o mesmo aparelho de celular, porém adquiri um tripé que não chega a ter 1 metro e um controle bluetooth para disparar os cliques, mas empilhar algumas coisas pra conseguir o ângulo certo ainda é uma realidade.
Cenário e enquadramento
Antes de mais nada descubra qual ângulo e cenário você vai enquadrar, preste atenção em tudo, às vezes um objeto no fundo da foto pode desviar toda a atenção. Opte por luz natural, principalmente em fotos feitas com celulares de menor qualidade. Porém, evite excesso de luz solar direta, o melhor é a claridade do dia. Posicione o celular ou câmera, e se atente a tudo que está sendo enquadrado, do teto ao chão, quanto menos objetos tiverem melhor, afinal o foco é você. Também preste atenção nas cores, se o ambiente está em harmonia, já perdi fotos lindas porque esqueci almofadas listradas coloridas no fundo, hehe.
Como se posicionar
A parte mais difícil no autorretrato pra mim é saber onde exatamente eu devo ficar, sem estar vendo a tela do celular, já que uso a câmera traseira. Depois de ter decidido o enquadramento e o cenário, está na hora de testar onde você deve ficar. Comece tirando fotos ficando parado(a) em diversos pontos, veja as fotos e analise qual local que você se posicionou que funcionou mais, eu gosto particularmente de ficar centralizada na foto. É quase como aquele X nos palcos que mostra onde o ator deve ficar, grave bem o lugar onde você ficou bem enquadrado e siga para a próxima etapa.
Pose: entenda o que funciona
Aqui precisa MUITA paciência, porque você vai tirar muitas, mas muitas fotos terríveis até sair uma legal, e não desanime, é difícil mesmo. O que vai te ajudar aqui é treinar em frente ao espelho, pense na parte do seu corpo que você mais gosta e como valorizar isso. O Pinterest tem referências incríveis de ensaios que você pode usar de inspiração, mas atenção, use de inspiração e não tente replicar o que ver na internet, porque é impossível, você não é aquele modelo, nem teve o mesmo olhar para foto, fora o Photoshop (falaremos disso já já). Poses bonitas quase nunca são confortáveis, tenha isso praticamente como regra, você não relaxa pra ficar bonito numa foto, acredite, modelos passam essa sensação de relaxamento porque são profissionais, no fundo, nem respirando estão. Explore muitos ângulos diferentes, expressões faciais e gestos, e preste atenção em pés e mãos, procure deixar mãos relaxadas e “pés de bailarina” no caso das mulheres, fica mais elegante e sensual.
Tente fugir um pouco das clássicas fotos em posições sexuais, isso já é tão óbvio que vemos inúmeras fotos iguais. Tenho certeza que uma foto tomando um café sentada na bancada da cozinha vai aguçar mais a imaginação do cliente do que simplesmente ficar de quatro. FUJA DO ÓBVIO.
Figurino: simples e elegante
Algumas acompanhantes já me procuraram pedindo auxílio com fotos e disseram não ter lingeries luxuosas e por isso não fazem fotos melhores. Isso não é verdade. Você não precisa de nada super incrível e caro pra deixar um figurino elegante. Tudo está no ângulo do autorretrato e na pose. Fotos de lingerie são até clichês, sinceramente, eu gosto muito de usar camisolas longas, robes, roupão, camisas e camisetas largas, até aquela calcinha mais confortável pode ficar incrível, ou mesmo enrolada na toalha. Seja criativo! Roupas passam uma mensagem, e qualquer uma pode ficar sensual se for usada da maneira certa. Camisetas de time, games, objetos decorativos temáticos, tudo isso traz identidade para sua foto, e você deixa de ser só mais um(a) acompanhante sexy, e passa a ser sexy e interessante, faça com que olhem para sua foto e queiram, antes de mais nada, te conhecer, não só transar com você.
Edição: todo cuidado é pouco!
Ah a edição… Usar Photoshop é necessário, e não se trata de mudar o corpo das pessoas. É preciso tratar suas fotos no que diz respeito a cor e luz, e isso você faz no próprio celular na edição de imagem do aparelho. Fotos com muita luz solar tendem a ficar esverdeadas, por exemplo, e isso você corrige facilmente, vá testando e mexendo nas ferramentas de tonalidade até ver como fica mais natural. Tá, mas vamos falar do Photoshop ERRADO: afinar cintura, aumentar aqui e ali, até ficar mais alta, tudo é possível, mas bem feito é quase impossível. Prefere a cintura mais fina? Trabalhe o ângulo! Não é crime muito menos feio saber as poses que mais te valorizam e usar isso a seu favor no autorretrato. Até porque a Fatal Model possui o vídeo de comparação justamente para assegurar que somos reais, e corpos reais não são esteticamente perfeitos como vemos na internet.
Um app que uso bastante e recomendo para edições faciais como maquiagem (nem todas somos profissionais da make, fora que são caras hehe) é o FaceApp, claro que dá pra pesar a mão e virar outra pessoa usando ele ou qualquer outro, mas qual a vantagem? O cliente vai te ver como você é, então use o Photoshop a seu favor, altere na medida em que você olhe e ainda seja você na foto.
Por fim, se divirta! Autorretrato é difícil e cansativo, mas é muito gratificante, não só por se ver linda na foto, mas ver que você produziu um trabalho de qualidade digno de um profissional. Transpareça um pouco da sua personalidade nas fotos, faça com que vejam e queiram te conhecer, e sempre deixe margem para a imaginação e curiosidade.