>
>
Conhecer o perfil do seu cliente aumenta a quantidade e qualidade do seu trabalho

Conhecer o perfil do seu cliente aumenta a quantidade e qualidade do seu trabalho

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

No trabalho de um acompanhante é comum pensar que devemos aceitar todo tipo de cliente e a boa notícia é que: não, não precisamos. No entanto, há algo mais importante que isso: conhecer o seu perfil de cliente. Quero te mostrar nesse artigo porque entender seu público facilita e melhora a qualidade e a quantidade de atendimento.

Nos meus primeiros meses de atendimento tive dificuldade para selecionar as pessoas que entravam em contato comigo. Hoje entendo que essa peneira inicialmente é mais difícil mesmo porque tudo é novidade e a gente ainda está no processo de analisar qual experiência foi interessante e qual não foi.

Me lembro que no meu terceiro contratante, aceitei fazer um atendimento completo, ou seja, com sexo anal incluído e o pior, fui até o domicílio do cliente. Depois que me dei conta o quanto isso era perigoso, pois além de não conhecer a pessoa, não sabia com quem ela morava.

Para minha surpresa, ele dividia casa com mais rapazes e somente naquela noite estava sozinho. Ainda bem que era uma pessoa com índole, mas se eu continuasse a me arriscar em mais atendimentos desse tipo, poderia passar por alguma situação perigosa. Depois de quatro meses trabalhando como acompanhante percebi que tipo de cliente era o ideal para mim.

Traçar as características do perfil do seu cliente

Quando o contratante faz a primeira abordagem, avalio os seguintes pontos para saber se é um possível cliente ou não:

  • foto do perfil: quando a imagem aparece para mim, observo se é foto dele mesmo, da família ou a logomarca do trabalho, se estiver sem imagem, procuro o nome salvo, se ainda assim não tiver nada, a hora da mensagem e as primeiras frases também me indicam.

Números de whatsapp que tem imagens aleatórias como uma foto de moto, de time de futebol ou símbolo religioso normalmente não agendam, estão ali só especulação.

  • ortografia e educação: o contratante pode até pecar na ortografia, mas na educação jamais, porém, se ele escreve corretamente, tenho mais certeza que ele se encaixa no perfil do meu contratante. Entretanto, vale lembrar que esse é um critério meu, de acordo com o que considero importante para um momento agradável, cada profissional tem que ter em mente o que é relevante para o seu trabalho.
  • Objetividade também faz diferença, mas alguns gostam de conversar um pouco para sentir o nível de simpatia também. Então, cuidado! Nem todo possível cliente só quer te enrolar nas mensagens.

O perfil do meu contratante também sabe as informações do meu atendimento porque leu meu anúncio, às vezes ele apenas quer confirmar ou tirar dúvidas sobre algo que não encontrou. 

O Contratante que chega perguntando sobre valor e tempo de atendimento que são informações básicas e está bem visível no anúncio, dispenso, pois, provavelmente ele não se deu o trabalho de ler nada.

Se para ele tanto faz, para mim, faz toda a diferença. Gosto quando a pessoa chega ao meu encontro sabendo mais ao meu respeito, pois isso demonstra que ele também se importa com o tipo de companhia estará. Como a base do meu atendimento é a experiência, logo é um critério.

Outra característica não menos importante é a hora que o possível contratante faz contato, o meu potencial cliente envia mensagem durante o dia. Aqueles que o fazem depois das vinte horas ou de madrugada não costumam me procurar no horário comercial e meu horário de atendimento é de dia, com raras exceções à noite.

Como isso melhora a qualidade e a quantidade de contratantes?

Ter em mente o perfil de cliente que atende ou deseja atender diminui o tempo que se gasta respondendo pessoas que não farão o agendamento e melhor: se estressa e se frustra menos.

Afirmo isso porque, primeiro já passei pela mesma situação e vejo muitas colegas em grupos de whatsapp mandando prints de conversas em que se irritam porque a pessoa do outro lado quer só enrolação.

Esse tempo que não é gasto à toa pode servir para fazer outras coisas mais importantes e úteis, no meu caso, escrever essa coluna (rsrs) ou preparar o roteiro do podcast. Mas também pode servir para qualquer acompanhante atualizar fotos do anúncio ou de suas redes sociais.

Consequentemente, quanto menos estresse, mais disposição física para fazer mais atendimentos e ter saúde mental melhora a qualidade no trabalho.

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo