>
>
5 dicas de cuidados para a saúde de acompanhantes

5 dicas de cuidados para a saúde de acompanhantes

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Cuidar da saúde é missão indiscutivelmente relevante para todas as pessoas – independente da profissão que exercem. No entanto, não podemos negar que, quando o assunto são os profissionais do sexo, esses cuidados merecem atenção especial. Afinal, eles trabalham com o corpo e estão ainda mais expostos a riscos de doenças, como a IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Já que o tema é tão importante, resolvemos compilar, aqui neste artigo, 5 dicas de cuidados que todo profissional do sexo deve manter na sua vida.  Afinal, saúde e bem estar são, além de tudo, essenciais para o sucesso dos acompanhantes.

  1. Utilize preservativo em todas as relações sexuais

Essa talvez seja a dica mais clichê mas também a mais importante para todos os profissionais do sexo: preservativo sempre! Aliás, você sabia que o sexo oral sem preservativo também pode transmitir várias IST’s? Muitas pessoas pensam que somente no momento da penetração é preciso usar a camisinha, desconhecendo os riscos que outras práticas sem o preservativo também oferecem, como é o caso do sexo oral.

O sexo oral desprotegido pode transmitir as mesmas doenças que o sexo com penetração, ainda que o risco seja um pouco menor, se comparado com o sexo vaginal ou anal. Isso porque, os vírus e bactérias podem estar presentes no líquido expelido antes da ejaculação, bem como na secreção vaginal, e isso pode ser suficiente para a contaminação.

Por isso, evite praticar sexo – seja ele qual for – sem preservativo.

  1. Realize exames periódicos

Realizar os exames com frequência é uma forma tanto de prevenir doenças como de poder tratá-las o mais rápido possível, caso sejam diagnosticadas. A grande maioria das IST’s, por exemplo, pode ter tratamento que reduz significativamente as consequências da doença quando são descobertas no início da transmissão.  

Portanto, é extremamente importante manter esse hábito. Para quem trabalha como acompanhante, em que há troca maior de parceiros, o ideal é manter uma rotina de exames de 6 em 6 meses.

Mas, claro, há outros exames fundamentais que devem ser realizados periodicamente (pelo menos uma vez ao ano), como o Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), toque nas mamas (ou até a mamografia, para mulheres a partir dos 39 anos de idade), exames de sangue, toque retal (para o pessoas com próstata) e, ainda, exames cardíacos.

Leve em consideração que muitas pessoas têm sofrido paradas cardíacas ultimamente (infartos), independentemente da idade e do histórico de saúde. Por isso, como o trabalho de acompanhante exige bastante esforço físico, não descuide desse importante cuidado.

  1. Alimente-se, hidrate-se e pratique exercícios

Esses três elementos são pilares para manter o corpo sempre saudável. Ter uma alimentação balanceada, tomar bastante água e praticar atividades físicas (como uma simples caminhada), pode até mesmo prevenir muitas doenças. 

E não tem mistério: opte por “comidas de verdade” (menos industrializadas possível), mantenha sempre uma garrafa de água por perto e dedique pelo menos 1 hora do seu dia para se exercitar. Isso tudo fará bem não só para o seu corpo, mas também para a sua mente.

  1. Visite o seu dentista

Quando falamos em cuidado com a saúde, muitas pessoas acabam deixando a saúde bucal em segundo plano. Mas isso é um grande erro. Além do cuidado necessário com os dentes, o dentista também conseguirá detectar outras possíveis infecções, que podem ser causadas por transmissão sexual – como pelo sexo oral, por exemplo.

Além disso, é de suma importância que os acompanhantes tenham bom hálito, não concorda? Mau cheiro na boca pode prejudicar o trabalho dos profissionais, afastando clientes e ganhando uma fama um tanto quanto desagradável. Se isso for um problema para você, relate ao seu dentista.

  1. Priorize a sua saúde mental

Ter cuidado com a sua mente também é algo extremamente importante. Afinal, se a cabeça não estiver bem, certamente nada funcionará direito. Corpo e mente precisam andar sintonizados e duplamente sadios. 

Doenças psicológicas, como a depressão, são extremamente comuns – ainda mais nos dias de hoje. Sintomas como cansaço, mal-estar, falta de concentração, desmotivação, sentimento de incapacidade e tristeza profunda são os que mais indicam sinais de pressão. Em casos mais extremos, a pessoa com a doença pode até mesmo provocar suicídio.

Embora não haja uma receita de prevenção, o acompanhamento de um psicólogo, com terapia periodicamente, é fundamental para evitar a doença. A ingestão de remédios também pode ser uma alternativa – mas, claro, quando o psicólogo ou psiquiatra assim receitar.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Mas, mais do que isso, esperamos que você as coloque em prática. Afinal, queremos que nossos acompanhantes FM se mantenham saudáveis e tranquilos nas suas vidas pessoal e profissional.

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo