>
>
Desconstruindo o Estereótipo Que Você Tem de Acompanhantes

Desconstruindo o Estereótipo Que Você Tem de Acompanhantes

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Estereótipo… você já parou para pensar sobre isso? A maneira como enxergamos as pessoas e os milhares de eventos que acontecem todos os dias ao nosso redor nem sempre correspondem à realidade dos fatos. Ou seja, dificilmente conseguimos olhar as situações e o outro como realmente são. Isso porque as experiências que carregamos em nossa bagagem e as ideias e valores transmitidos durante a nossa infância e adolescência pelas pessoas que amamos são como uma lente interferindo em nossa visão.

Assim, alguém que cresceu ouvindo de sua família ou de outra pessoa que admirava que garotas de programa (como era chamado antigamente) são mulheres que não merecem respeito por trabalharem com sexo, dificilmente, mesmo depois de adulto e sendo atendido por acompanhantes, consegue olhar com respeito para as profissionais do sexo. Os valores transmitidos a essa pessoa foram valores distorcidos e carregados de preconceito.

Por isso, refletir sobre o porquê pensamos de determinada maneira sobre o comportamento de outras pessoas e acontecimentos ao redor é um exercício importante. Pois nos permite conhecer o outro e jogar fora o preconceito que mora em nós. Por isso, continue a leitura e, juntos, vamos desconstruir o estereótipo que você criou em sua mente sobre os(as) profissionais que trabalham como acompanhantes.

Entendendo o Que é Estereótipo

Para desconstruir a maneira como enxergamos a profissão de acompanhante. É preciso definir o que significa estereótipo, que, de acordo com o dicionário, tem como base a ausência de conhecimento em determinado assunto. Calma aí, vamos explicar melhor o que isso quer dizer. De acordo com o dicionário online Dicio, estereótipo é uma opinião que criamos com base em ideias preconcebidas, sem o conhecimento real sobre algo ou alguém. Logo, é uma opinião que criamos a partir de ideias gerais, carregadas de inverdades e preconceito.

Se você pensar na ideia de “rótulos”, fica mais fácil de entender o que estamos querendo dizer. Pois estereótipo nada mais é que uma ideia criada sobre alguém sem nenhum tipo de conhecimento profundo sobre essa pessoa. Dessa forma, se quando você ouve a palavra acompanhante vem a sua mente a ideia de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar ou que são de origem muito humilde e não tiveram muitas chances na vida, você está carregando uma dentre várias outras inverdades criadas em relação aos profissionais do sexo.

Continue a leitura e desfaça mais algumas outras ideias que fazem você enxergar os(as) acompanhantes de uma maneira totalmente contrária à realidade.    

Trocando as Lentes

Deixar de lado o estereótipo que criamos sobre alguém durante a vida é como trocar as lentes velhas e arranhadas daquele óculos que não nos deixa enxergar direito, pois ganhamos uma forma mais clara de ver a vida e as pessoas ao nosso redor. Por isso, para ajudar você a ver os(as) acompanhantes como realmente são, resolvemos listar algumas inverdades que você deve ter ouvido ou até mesmo falado em algum momento de sua vida sobre esses profissionais. Confira.

“Ela não é inteligente, nunca conseguiu estudar, por isso, trabalha com sexo.”

“São pessoas viciadas em drogas e roubam os clientes durante os atendimentos.” 

“Tem que ser gostosa, ter corpão para ser acompanhante!”

“Não dá para confiar, porque sempre aplicam golpe nos clientes.”

Essas são algumas das inverdades que circulam entre as pessoas em relação aos acompanhantes e que ajudam a fortalecer o estereótipo criado em relação aos profissionais. Mas saiba que, hoje, existem muitos acompanhantes com pós-graduação e que largaram seus empregos (em bancos, universidades…) para trabalhar com sexo por vocação. Além disso, são pessoas honestas e que levam com seriedade a carreira de acompanhante, assim como você em seu trabalho.

E quanto ao corpo escultural, com seios e bumbum fartos, deixe de lado esses discursos. Aprenda a valorizar todos os tipos de corpos! Acompanhantes são pessoas e pessoas não têm corpos perfeitos. Pense nesses e outros estereótipos que você criou em relação a esses profissionais e troque suas lentes. Olhar o outro sem preconceitos nos ajuda a viver uma vida mais leve.

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo