>
>
Exploração sexual em Roraima: ações para combater essa realidade

Exploração sexual em Roraima: ações para combater essa realidade

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

A exploração sexual é, ainda, um dos maiores problemas sociais enfrentados pelo Brasil. Só para você ter uma ideia, o país ocupa o 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual de jovens e crianças – fazendo cerca de 500 mil vítimas por ano. Geralmente, essa problemática torna-se maior em estados que fazem fronteira com outros países, como é o caso de Roraima – justamente por serem trechos de fácil acesso.

Roraima fica localizado no extremo norte do Brasil, fazendo fronteira com a Venezuela. Embora sua população seja pequena, ela vem crescendo com um intenso fluxo migratório. E, não há como negar, que, mesmo que a migração seja positiva em muitos aspectos, ela também acaba trazendo uma série de conflitos que envolvem interesses econômicos e sociais. 

Além disso, é claro, a própria posição geográfica de fronteira desse estado influencia na dificuldade de combate ao crime – já que se torna problema de dois países. Por isso, é muito importante ter cuidado ao contratar profissionais do sexo, seja em Roraima ou em qualquer lugar. Afinal, ninguém quer acabar financiando o monstro da exploração sexual, certo? 

Contratar profissionais do sexo exige cuidado

O estado de Roraima foi usado como exemplo para também tratar de um assunto que, na verdade, deve se estender para qualquer lugar do Brasil e do mundo: contratar profissionais do sexo exige cuidado. Afinal, não é porque essas pessoas trabalham com o corpo (e com o sexo) que “tanto faz” quem elas sejam e a história que carregam.

Existem milhares de pessoas que atuam nessa área por obrigação, exploradas por criminosos praticantes do rufianismo – aqueles que tiram proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou até se sustentando por quem a exerce a profissão (os populares cafetões e cafetinas, por exemplo). E isso é exploração sexual!

É preciso que algo fique bastante claro para todos: existem inúmeros profissionais do sexo que trabalham por opção, por vontade, porque querem ou porque gostam dessa área. E são esses profissionais que devem ser contatados – e não aqueles que acabam explorados e obrigados a desempenhar essa função. 

Aliás, ao se deparar com essas pessoas, é preciso oferecer ajuda, e não corroborar para a perpetuação do crime. Nesse caso, além dos telefones de órgãos policiais, como o 190 e 197 (Polícias Militar e Civil), também é possível recorrer às Delegacias de Defesa das Mulheres.

O importante é não se corroborar e também não se calar diante de um caso de exploração sexual – seja em Roraima ou em qualquer outro lugar.

Como saber onde contratar profissionais que não são explorados?

Em primeiro lugar, é preciso saber onde você está recorrendo aos profissionais do sexo: nas ruas, nas festas, na internet? As chances de a acompanhante estar “em paz” na sua profissão são maiores quando ela mesma propaga o seu perfil. Ou seja: você entra em contato diretamente com ela e, claro, paga pelo serviço também diretamente para ela.

É o caso dos profissionais da Fatal Model. Na plataforma, somente perfis verificados são aceitos. As pessoas que oferecem seu trabalho, portanto, são reais e são as próprias profissionais (e não terceiros oferecendo trabalho alheio) – já que é preciso de documentos que comprovem a identidade de cada um.

Bem, você já sabe que a Fatal Model é uma das plataformas mais seguras para contratação de acompanhantes, certo? E essa segurança se estende a visitantes e acompanhantes. Jamais compactuamos com nenhum tipo de exploração e, por isso mesmo, somos tão criteriosos para cada criação de um novo perfil na plataforma. 

Solicitamos documentação, vídeo de comprovação, autenticação facial e outros vários sistemas de segurança para auxiliar nesse processo de contratação. Com isso, buscamos sempre garantir que os profissionais que anunciam no site o fazem pelos seus próprios motivos.

Ainda assim, é claro, nunca será 100% garantido que nenhum profissional esteja sofrendo algum tipo de exploração fora da plataforma. E é por essa razão que todos devemos estar sempre atentos. Ao menor sinal de qualquer crime sexual, temos o dever, enquanto seres humanos, de repudiar o ato e ajudar a quem necessita.
Sabe algum caso de exploração sexual? Denuncie!

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo