Empoderar nossas mulheres (sem distinção) é uma das principais missões que temos que assumir para a vida. Nada mais necessário, tendo em vista o pesado fardo de preconceitos, violências, discriminações e outros males que, diariamente, atingem o público feminino.
E uma das principais formas de proporcionar o empoderamento das mulheres está na literatura. Afinal, é uma excelente forma de atrelar dois aspectos indispensáveis: o hábito da leitura e o acesso à informação, como forma de inspiração e conhecimento de seus direitos.
Então, bora conferir algumas dicas de livros sobre feminismo, mulheres e suas incontáveis lutas? Seja para você ler ou presentear e empoderar mulheres à sua volta.
Livros para todas as mulheres levarem na bolsa
Embora as opções sejam muitas, precisamos limitar o espaço aqui, certo? Então, para hoje, separamos 5 dicas de livros que tratam do assunto:

“Sejamos todos feministas” de Chimamanda Ngozi Adichie.
Neste livro, Chimamanda Adichie aborda o conceito de feminismo de maneira clara, acessível e pessoal. Ela compartilha experiências de sua própria vida como mulher nigeriana e utiliza histórias e exemplos concretos para ilustrar as muitas maneiras pelas quais a desigualdade de gênero está profundamente enraizada na sociedade.

“Quem tem medo do feminismo Negro” – Djamila Ribeiro
Se mulher branca já sofre nesse país, imaginem as negras. Por isso essa leitura é fundamental. Djamila é uma filósofa, escritora e ativista brasileira conhecida por seu trabalho na promoção do feminismo negro e na luta contra o racismo e a misoginia. Publicado em 2018, o livro é uma coleção de ensaios que aborda questões fundamentais relacionadas ao feminismo negro no contexto brasileiro. A obra é uma análise profunda e acessível das experiências e desafios enfrentados pelas mulheres negras no Brasil.

“Um teto todo seu” – Virginia Woolf
Esse é um clássico, escrito por Virginia Woolf, uma das mais importantes escritoras do século XX. Publicado pela primeira vez em 1929, o livro é uma obra fundamental para o feminismo e para a literatura mundial.
O ensaio foi originalmente apresentado pela autora como uma série de palestras na Universidade de Cambridge, em outubro de 1928. Nessa obra, Virginia Woolf examina a posição das mulheres na literatura e na sociedade, explorando as limitações que as mulheres enfrentaram historicamente ao tentar se envolver na escrita e na criação literária. O próprio título, ‘Um Teto Todo Seu’, refere-se à ideia de que uma mulher precisa de independência financeira e de um espaço privado, simbolizado pelo teto, para poder escrever livremente.

“Os homens explicam tudo para mim” – Rebecca Solnit
Publicado em 2014, o livro é uma coleção de ensaios da escritora norte-americana que aborda uma variedade de temas relacionados à desigualdade de gênero, ao sexismo e ao feminismo. Ela também explora o conceito de “feminismo manso” e como as mulheres muitas vezes são silenciadas ou desacreditadas quando falam sobre desigualdade de gênero.

“Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” – Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Lançado em 2017, o livro apresenta a biografia de 44 mulheres brasileiras que tiveram um impacto significativo na história do Brasil, mas cujas contribuições muitas vezes foram subestimadas ou esquecidas.
A obra destaca mulheres notáveis de diversas áreas, incluindo política, ciência, literatura, esporte, arte e ativismo. Algumas das mulheres apresentadas no livro incluem: Chiquinha Gonzaga, Maria Quitéria, Nísia Floresta, Dandara, Pagu (Patrícia Galvão), Maria Bonita e Zuzu Angel.
Gostou das dicas?
Lembre-se de que a leitura de obras relacionadas ao feminismo é fundamental, pois contribui para a compreensão das mulheres sobre seu lugar na sociedade, as empodera, e estimula o desenvolvimento de uma visão mais crítica, preparando o público feminino para enfrentar os inúmeros preconceitos com mais força e sabedoria.
Livros, mais do que nunca, podem ser uma importante armadura para proteger as mulheres na árdua batalha que é, simplesmente, ser mulher na nossa sociedade.
Confira outros conteúdos!