O cenário humorístico ainda é predominantemente tomado por homens, principalmente se tratando dos mais famosos e bem sucedidos. As mulheres aos poucos foram adentrando esse meio, e muitas vezes para fazerem sucesso, “enfeiavam-se” de propósito, através de personagens ou mesmo da atuação, para fugir do estereótipo sedutor. Há quem diga que a mulher ou é bonita ou engraçada, que sendo uma coisa, perde a outra. Mas por quê? Hoje como acompanhante, encontrei no humor uma excelente arma para lidar com insultos, preconceito e até o excesso da sexualização do meu corpo, mas por que será que isso acontece?
Quando comecei a rir do que poderia me fazer chorar
Não é novidade o quanto nós acompanhantes sofremos com insultos e pessoas mal intencionadas, que sem ganhar nada em troca destilam ódio gratuito a nós diariamente. Um certo dia, depois de receber uma mensagem onde um cliente falava mal do meu corpo, além de me pegar rindo do péssimo uso do português dele (essa é uma excelente forma de rir pra não chorar, aliás), pensei o quanto ele deveria ser infeliz pra ter só aquilo pra oferecer a alguém. E eu ri. E ao invés de responder na mesma base de insultos, eu mostrei o quanto aquilo me divertiu, e eis que fui bloqueada. Pensei: perfeito! Vai ser assim que vou lidar com isso.
Como o humor pode te salvar de pirar
Quando você recebe mensagens negativas e devolve tudo com mais negatividade, a tendência é que você se sinta tão mal, a ponto de ficar deprimido, cansado, e pior: ainda mais suscetível a absorver coisas ruins. Encarar xingamentos e falta de educação com humor, e principalmente, mostrar a quem o fez que o único efeito alcançado foi uma risada, isso desarma essa pessoa e talvez até a faça pensar se vale a pena continuar. Claro que nem sempre é possível, mas experimente rir de quem te chama de p*ta de forma pejorativa, ou de quem fala que você está nessa profissão porque não é ninguém. Pense que quem está dizendo isso, certamente se sente assim ou pior, afinal as pessoas só dão aquilo que tem, e se alguém só oferece ódio, certamente é só o que sente.
Por que o humor dessexualiza a mulher
Essa frase eu costumo dizer muito, porque desde que passei a me expor como acompanhante, mas adicionei uma boa dose de humor, as pessoas, principalmente homens, passaram a me respeitar muito mais, isso porque o humor parece “neutralizar” a sensualidade que eu como profissional do sexo transmitia, o que instigava as pessoas a me abordarem só com mensagens de cunho sexual. Os próprios homens me relataram ter passado a me enxergar diferente, como se o humor abrisse a cortina da sensualidade, que era só o que viam, e por trás disso vissem a Paula, não somente o corpo da Paula. E isso me trouxe e traz uma satisfação enorme, mas às vezes também se torna um problema.
Mulheres engraçadas intimidam
Seria pelo receio do homem talvez ser motivo de alguma piada? O fato é que mulheres engraçadas, sendo a comédia sua profissão ou só uma característica sua, acabam intimidando os homens, e eu já perguntei a alguns o porquê. Segundo eles, o medo de ser zuado por alguma atitude passa a ser maior do que a vontade de conquistar aquela mulher. Eu como acompanhante já perdi alguns clientes que diziam ter receio de virar print no meu Instagram (quem me segue sabe do que estou falando), e vou dizer que fiz isso de propósito, teve um ônus, mas o bônus de ter as pessoas mais receosas em me falar besteira por medo de passar vergonha, super compensou!
Não estou dizendo que você precisa se tornar comediante pra lidar com pessoas ignorantes, mas uma boa dose de humor pode te ajudar a levar a vida de forma mais leve, e até a ser mais respeitada como profissional do sexo, caso você seja. Mas claro que isso é uma característica muito pessoal e da personalidade de cada um, o importante é dosar da forma que você ache saudável, sem deixar de ser você.