>
>
Preservativos: qual a melhor opção?

Preservativos: qual a melhor opção?

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Se você é acompanhante, já deve saber que há atualmente no mercado muitas variedades de preservativos, para todos os gostos (literalmente) e tamanhos. No nosso trabalho, camisinha é uma ferramenta indispensável, tornando impraticável qualquer atendimento sem preservativo.

Origem

Esse item essencial está na nossa sociedade há muito tempo, apesar da sua popularização ocorrer somente a partir dos anos 80 com a disseminação da HIV, a história registra métodos de proteção já em 1850 a.C.

Chineses, japoneses e europeus utilizavam diversos materiais para prevenir gravidez indesejada como aquelas que ocorriam fora do casamento. Shakespeare chamou de “luvas de vênus” um protetor fabricado por um cirurgião e anatomista Gabrielle Fallopio, feito a partir de tecido de linho.

No século XVI as doenças venéreas espalhavam-se pela Europa, e recebeu esse nome devido as sacerdotisas que praticavam a prostituição como ato de adoração à Deusa de Vênus. Através disso, a necessidade de construir uma barreira para se proteger durante o ato sexual a fim de evitar doenças. A sífilis, por exemplo, foi uma doença que proliferou e matou inúmeras pessoas, antes mesmo da descoberta da aids.

Tecidos e vísceras de animais foram usados como matéria-prima na confecção de protetores íntimos masculinos, até que em 1839, a partir de um processo chamado de vulcanização, descobriu-se a borracha e mais tarde, em 1880, chegaria a produção do látex, um material muito comum atualmente, utilizado na produção de diversos produtos, incluindo a camisinha.

Tipos de Preservativos

Apesar do látex ser o maior e principal produto na fabricação dos preservativos, já existe no mercado camisinhas feitas a partir do poliuretano, que diferente do látex que tem sua origem na extração de um líquido retirado de algumas plantas, entre elas, a seringueira. O poliuretano é retirado do petróleo e apesar de visualmente não haver muitas diferenças entre eles, no seu uso pode se observar algumas vantagens e desvantagens do preservativo de látex.

Látex X Poliuretano

O primeiro tem grande elasticidade, mas em contato com lubrificantes, que tem como objetivo esquentar ou óleos usados como lubrificantes, faz com que a camisinha se rasgue. O poliuretano, embora não tenha tanta capacidade de esticar como o látex, é mais resistente ao calor e muito mais fino, provocando uma sensação de não estar usando nada.

Outro problema do látex, é que pode causar reação alérgica em algumas pessoas mais sensíveis. Diferente do poliuretano que ainda não se registrou casos de alergia nesse sentido.

Camisinha Feminina

Muitas mulheres já se perguntaram o porque de não existir um preservativo feminino para sexo oral, e de fato, ainda não existe. O truque que algumas pessoas usam para isso é, acredite se quiser, plástico filme, aqueles usados para embalar comida.

O preservativo feminino, destinado para o sexo com penetração, é algo também totalmente desconfortável, tanto para a colocação quanto para o conforto da relação sexual.
Em casos que a pessoa do gênero masculino não consegue se adaptar a camisinha masculina, por questões psicológicas, o preservativo feminino pode ser uma solução, já que o pênis fica “livre” no ato sexual.

O uso do preservativo no sexo oral e sua importância

É comum encontrar preservativo com sabores de uva, morango, chocolate, café, menta e até champanhe, suas cores também variam muito. A indústria pensa em tudo e considerando que existem muitas doenças, também transmitidas pelo contato das vias orais com os órgãos sexuais, como HIV e herpes, é extremamente importante o uso durante esse tipo de atendimento. Porém, se você não tiver preservativos com sabores, um truque é usar um lubrificante a base de água com sabor por cima da camisinha, para disfarçar o gosto de plástico, que não é nada agradável. Nesse sentindo, é mais confortável investir nas camisinhas de sabor mesmo, dá menos trabalho.

Preservativo e anatomias

Quando a gente fala de variedades de camisinhas, estamos falando de muitas opções mesmo. Tem camisinhas para diversas anatomias penianas. Para aqueles mais largos ou mais finos, para aqueles em que apenas a “cabeça” é maior, camisinha com textura, com espermicida, com lubrificante e inclusive, camisinhas com gel retardante, para prolongar o prazer daqueles que sofrem de ejaculação precoce.

Curiosidades

  • Existe preservativos classificado como mini camisinhas, adequado aos países asiáticos onde a anatomia tende a ser menor.
  • O Brasil é um dos mais consumistas de preservativo no mundo.
  • Foi a Inglaterra o primeiro país a ter uma loja de camisinhas, ainda no século XVIII.
  • Embora muita gente acredite que o preservativo é 100% eficaz, na verdade é apenas 98% e está escrito na embalagem.

Não há desculpa para não se proteger. No Brasil, o preservativo é gratuito nos postos de saúde, mas é um pequeno investimento que vale a pena para profissionais do sexo. Há muitas opções no mercado que se adaptam aos diferentes tipos de clientes, proporcionando segurança para ambos, que é algo muito importante nesse meio.

Conheça também, outros textos que falam sobre segurança para as acompanhantes, como dicas de segurança para acompanhantes e entenda mais sobre o assunto.

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo