>
>
Quanto custa ser acompanhante?

Quanto custa ser acompanhante?

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Numa profissão que é carregada de mistérios, estigmas e preconceito, falar de valores geralmente causa muita curiosidade e, principalmente, informação errada, vinda de achismos, do que algumas pessoas aparentam viver em rede social e de cálculos feitos pelo imaginário popular. Mas afinal, quanto custa ser acompanhante? Quanto dá para ganhar? Todo mundo que está nessa profissão é rico? Bom, que todo mundo quer ficar eu não tenho dúvida, mas primeiro deixa eu te contar o quanto temos que investir pra isso talvez acontecer.

Custos com local próprio

É muito comum você pesquisar por acompanhantes e estar informado no anúncio que a pessoa tem local para atendimento. A maioria, pelo que percebo, tem, mas você já parou pra pensar quanto isso custa? Algumas pessoas atendem na própria casa para evitar o aluguel de mais um espaço (o que, por segurança, eu não recomendo fazer). Supondo que a pessoa atenda fora de casa, teremos aí custo com aluguel, água, luz, limpeza, material de higiene como toalhas, sabonete, a própria decoração, preservativos.

Viram o tanto de coisas onde precisamos investir para ter um local? É como ter qualquer outro negócio e precisar de um espaço para atender, seja uma loja ou um escritório. SOMOS UMA EMPRESA. Mas também existe a opção de atender somente em hotel e motel, como é meu caso, mas ainda haverá custo e tempo com deslocamento.

Quanto você investe na sua “vitrine”?

Eu já vi darem risada quando comparei a profissão de acompanhante com qualquer outra porque as pessoas simplesmente não levam a sério, às vezes nem as próprias profissionais do sexo levam. Vejo muita reclamação sobre valores de anúncios em sites. De fato, alguns são exorbitantes, mas porque? Marketing hoje em dia é o que vai diferenciar quem vai trabalhar de quem não vai, independente da área. Um anúncio é investimento, é nossa vitrine. Já tinha parado pra pensar quanto tudo isso custa?

Pense em você num domingo passeando no shopping, corredores lotados, vitrines pra todo lado. Você não vai prestar atenção em todas, certo? Alguma vai te chamar atenção e te fazer entrar, seja pela estética, o produto em si, o preço. Algo te chama atenção. E essa loja precisou pensar em como fazer pra você entrar e INVESTIU nisso, tempo e dinheiro. É o mesmo que nós, acompanhantes, fazemos. Nosso “shopping” (sites) está sempre lotado, e pra chamarmos atenção precisamos investir numa “vitrine” (anúncio) de qualidade, e isso tem custos.

Beleza só não basta

As pessoas acham que para ser acompanhante só precisamos de beleza e performance sexual. Errado. Se fosse tão simples, já estaríamos todas ricas. Ser acompanhante requer sim estudo. Além de estudar o próprio mercado, de entender o que funciona, como, onde, quanto cobrar, como atingir os melhores clientes, também é preciso SABER CONVERSAR.

Parece simples, mas ser interessante e fazer com que o cliente se interesse por você por algo além da aparência é difícil. Sim, porque um cliente não volta só porque te acha bonita. Ele volta se te achou interessante. Bonitas todas são, o que vai te diferenciar então? E estudar tem um preço, ter cultura demanda tempo e dinheiro. Quanto você está disposto a investir para aprender a conversar sobre viagens, falar outro idioma, conversar sobre relacionamentos e até sobre política?

Estética e saúde

Falou em ser acompanhante, as pessoas já ligam tudo a cirurgia plástica, como se fosse nosso único investimento necessário, quem dera. É fato que muitas de nós gastam com isso. Eu mesma já fiz algumas e amo um botox, confesso, mas está longe de se resumir a isso.

Temos gastos com saúde, exames de IST (coisa que todo mundo deveria fazer), alimentação, academia, SAÚDE MENTAL, que infelizmente ainda não é vista como investimento pela maioria das pessoas, isso tudo porque simplesmente não podemos ficar doentes, pois dependemos do nosso corpo pra trabalhar, assim como todo mundo, aliás. Isso custa! Mas como todo e qualquer autônomo, o trabalho sem nós não acontece e o dinheiro não entra.

E afinal, quanto tudo isso custa?

Pegou papel e caneta? Eu falar de preços com exatidão aqui fica complicado e errado, porque vou saber te dizer da realidade geográfica onde eu moro e atendo, que certamente será diferente da sua. Mas pra você ter alguma ideia, ponha aí na sua lista preços médios dos seguintes itens:

  • Aluguel
  • Água e luz
  • Diarista e/ou custos com limpeza
  • Compra de toalhas e preservativos
  • Curso/faculdade que você se interessa
  • Curso de idiomas
  • Anúncios/marketing
  • Academia
  • Terapia
  • Procedimento estético caso queira
  • Exames periódicos

Coisa pra caramba né? Tá certo que alguns itens que eu listei às vezes não terão custo, ou não farão parte da sua realidade, mas ainda assim você vai dispor de tempo pra investir nisso, como curso de idiomas por exemplo que você acha gratuito, mas e o tempo que você investe? Tempo esse que poderia estar trabalhando. Entende como tudo tem custo mesmo que indiretamente? Mas tudo também gera retorno, por isso são INVESTIMENTOS, ser acompanhante é ter uma empresa, e é preciso aprender a se enxergar como tal.

Gostou da Leitura? Leia mais da Colunista Paula Assunção:

https://fatalprod.josef.com.br/blogcolunistas/adolescentes-e-suas-tentativas-de-contratar/

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo