>
>
7 situações para você analisar como está sua saúde mental

7 situações para você analisar como está sua saúde mental

Foto de Redação josef.santos

Redação josef.santos

3 minutos de leitura

Olá, eu sou a Paloma Carvalhar, Psicanalista e colunista convidada aqui do blog do Fatal, e no artigo de hoje eu trago dicas práticas que vão fazer muita diferença no seu processo de autoconhecimento. O corpo é muito inteligente na sua capacidade de adaptação e auto regulação. Há algumas teorias da psicanálise, inclusive, que dizem que o corpo é uma manifestação do nosso inconsciente. Já ouviu aquela expressão popular de que “o corpo fala”? É mais ou menos por aí. Por isso hoje eu trouxe 7 situações que vão te ajudar a analisar como está a qualidade da sua saúde física e mental:

1 – Sono

Geralmente um adulto saudável dorme em média de 7 a 9 horas por dia, para acordar com disposição. Observe como está a qualidade do seu descanso, quanto tempo você demora para pegar no sono, quantas horas você está dormindo por noite, com que disposição você acorda no dia seguinte e também se você tem um sono mais leve ou mais profundo.

Os extremos opostos também são indicativos: insônia ou sono em excesso devem ser vistos como sinais de alerta que podem ser sintomas de doenças como o Transtorno de Ansiedade Generalizado, a Depressão, dentre outras.

2 – Alimentação

Observe como está a sua rotina de alimentação. Alguns sinais como falta de apetite, a necessidade constante de comer doce, maior vontade de comer/petiscar algo entre as refeições são indicativos importantes de que algo não está saudável.

3 – Tensões musculares ou dores recorrentes no final do dia

Na correria do dia a dia, muitas vezes não prestamos atenção nas sensações do nosso corpo, de modo a normalizar algumas dores ou tensões musculares que têm muito a nos dizer. Portanto, observe quais são seus principais pontos de tensão e como o seu corpo reage a determinadas situações.

4 – Falta ou excesso de disposição para realizar as atividades do dia a dia

Nesse ponto falamos novamente sobre os excessos servindo como um alerta que tem muito a nos dizer sobre a nossa saúde física e mental. É natural que vez ou outra tenhamos vontade de passar o dia todo na cama com preguiça, aproveitando para descansar bastante, assim como também é natural que em alguns dias nós tenhamos mais disposição para produzir e realizar nossas tarefas. Mas fique atento com a frequência com que esses extremos têm surgido por aí.

5 – Falta de vontade de fazer coisas por lazer

Momentos de lazer ajudam o nosso cérebro a produzir substâncias relacionadas ao prazer, e portanto são essenciais para a nossa saúde física e mental. A falta de vontade de realizar atividades que não estão relacionadas ao trabalho, estudo ou obrigações sociais é um indicativo importante que pode sinalizar alguma falta de vitamina no corpo, por exemplo, ou uma falta de motivação gerada por aspectos psicológicos.

6 – Crises de choro ou irritação frequente

É fato que todos nós temos momentos desafiadores em que não estamos de bom humor ou animados, faz parte da vida. Geralmente essas ocasiões vêm acompanhadas de vontade de chorar ou irritação, então eu venho aqui ressaltar que é importante observar a frequência dessas situações, que podem servir como sintomas de questões físicas e emocionais.

7 – Qualidade das suas relações pessoais

Observe como tem sido a qualidade dos momentos em que você está com as pessoas e como você se sente nessas circunstâncias. Você fica tensa ou relaxada? Feliz ou chateada? Animada ou estressada? 

Esses são indicadores fundamentais que servem como pistas de como está a sua saúde mental.

Para concluir, eu quero destacar que esses são sinais que vão te ajudar a compreender qual o momento de buscar ajuda, mas é importante lembrar que esse artigo não substitui de forma alguma uma avaliação especializada, porque eu não te conheço e não estou te acompanhando, portanto é sempre importante procurar um profissional para avaliar o seu caso de forma individual e específica.

https://fatalprod.josef.com.br/blogdicas/7-mudancas-simples-na-rotina-que-vao-te-ajudar-a-ter-mais-saude-mental/

Filtre por título

Compartilhe este artigo:

Assine nossa newsletter
para receber mais conteúdo